segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O Povo e sua tradição..Em extinção

O Acácio comprava tudo a troco de mantimentos, já consumido por pescadores..Quando pra não aprodecer, vindo da Cidade, ( Florianópolis),o que não conseguiu vender, as moças local, a troco de um vintém, pegavam as Tainhas restante, em estado de decomposição, sargavam, ( salgavam)..Sinhá Maricota só comia peixe vindo do mar grosso..Dizia que peixe de baia, ou de mar manso, tinha gosto de limo..Quando o interior da Ilha era dos Manezinhos..

Com o advento de grandes exploradores imobiliários, a Farra-do-boi, passou a ser perguida e, por muitos, leigos, exorcisada..Teve época que criaram Mangueirôes, por quê extiguiram?!

A minha indignação : Por que a vaquejada é considerada 'Esporte?"..Não quero atirar pedra no telhado de ninguém, mas o mesmo veículo, de grande penetração, ao qual eu sou fã, diz que farra-do-boi, é um rito de crueldade com o animal..

Vejam um vídeo de vaquejada..Tirem suas próprias conclusães..







Ivete Sangalo, Pixote e Calcinha Preta fazem shows em vaquejadas
...chapéu. O fim de semana é das vaquejadas em Xerém e Papucaia. Além da competição...A atração principal da Vaquejada Fest, de Xerém, que acontece no Parque...amanhã. Já conhecíamos a Vaquejada de Xerém pela fama, mas nunca tivemos...ano, o município sedia uma vaquejada no Parque Cia. Liberato...


Mas uma vez tenho que perguntar:


Porque Vaquejada dá festa, Farra-do-boi, não?!?


Vaquejada: Nada contra..Mesmo porque, como diz o Zeca Pagodinho: " Cada no seu cada um, deixa o cada um dos outros"..Mas é injusto chamar a Farra-do-boi de malvadeza e, outro de "Esporte"..


Ainda tem Touradas...E, a grande Festa de peões de Barretos..

Nenhum comentário:

Postar um comentário